ODEIO TAXISTAS

” O amigo acredita em Deus?”

– Em Deus?
– Sim, em Deus – respondeu me o taxista como se eu fosse muito burro. 
– Acredito no meu. E o senhor, acredita em Deus?
– Calham me sempre filósofos a esta hora. Deve ser da transformação da lua em sol. Vai me dizer que tem um Deus só seu, é?

– Sim tenho. Porque é que hei de sobrecarregar alguém que não tem tempo para tantos pedidos e lamentações? 
– É gestor…,ou é calculista desde nascença? – perguntou me o taxista enquanto me levantava a sobrancelha pelo retrovisor. 
– Nem uma coisa nem outra – respondi lhe enquanto via o nascer do sol pela janela com a esperança de que a conversa ficasse por ali. 
– Entao acertei em cheio à primeira e é filósofo! Ou bebeu? 
– Fez me uma pergunta e eu respondi-lhe. Se não lhe dei a resposta que queria, para que é que perguntou?

Sempre odiei taxistas ainda para mais quando eram as primeiras pessoas com quem falava quando ia para o trabalho. A sonolência tornava-me incapaz de despertar com qualquer que fosse o tema. Juntava a confusão do trânsito, ao atropelamento dos meus pensamentos. Que esperava sempre que não fossem interrompidos. Mas eram…

– Então, diga-me lá, como é que se chama o seu Deus? – puxou o taxista novamente a conversa
– Não sei
– Ah, então tem um Deus só seu e não tem nome?
– E o seu táxi, como é que se chama? – perguntei-lhe
– Para quem vai trabalhar está cheio de piada. Isso é só conversa. Você não acredita em Deus pois não?

– Acredito que a maioria das perguntas que fazemos aos outros são interrogações nossas com que queremos sobrecarregar alguém, por nós próprios não termos as respostas. No dia em que me perguntei se era feliz, foi o dia em que percebi que não era. 
Você é que não acredita em Deus, mas deixe lá, ainda vai a tempo de arranjar o seu.

Deixe uma Resposta

