3 anos e batatas fritas

– Porque é que estás a chorar, bebé?
– Porque estou muito triste.
– Mas sabes que as pessoas bonitas não podem chorar muito. só um bocadinho e só às vezes. E tu és muito bonito, sabias?
– Então o que é que fazes quando estas muito triste?

(É bem feita Mariana! Agora explicas a uma criança de 3 anos, a chorar no meio do supermercado, que o que fazes é o mesmo que ele faz, mas em privado.)

– Olha choro muito também. Às vezes até chego a gritar. E sento-me assim no chão como tu, à espera de ficar mais contente. Mas eu sou grande. E as pessoas grandes são mais feias e menos inteligentes.
– Então também ficas feia.
– Pois, fico. Fico horrível. Mas sabes, só podemos chorar quando temos um motivo muito forte. Porque chorar às vezes é muito importante e se choras muito depois gastas as lágrimas. Estás a chorar porquê?
– Porque queria muito levar isto para casa e a mãe não compra. E eu adoro batatas!
– Mas isso faz mal. Tem ingredientes que não fazem bem às crianças da tua idade e não importa que não saibas o que são ingredientes porque a mãe tem razão.
– Mas eu gosto! – disse ele como se a vontade que tinha superasse todas as coisas do mundo.
– Mas faz mal.
– E tu não gostas de coisas que fazem mal? Não gostas de batatas?

Tive vontade de lhe mentir mas, ainda a medo, respondi-lhe com a maior sincerade:
Gosto.
E não choras quando as queres e não te dão?
Encolhi os ombros com o sentimento de derrotada em cima e confessei-lhe a verdade, meio envergonhada:
Choro.
Esboçou um sorriso maior que ele próprio e, como se eu fosse exemplo para alguém, exclamou:
Então és igual a mim.

(Decidi encerrar ali a conversa e como forma de missão cumprida, sem perceber se com ou sem sucesso, dei lhe uma festa na cabeça e a mãe dele sorriu me em gesto de agradecimento. Ele deve ter-se apercebido que havia motivos bem mais fortes que batatas fritas e, vai na volta, com medo de gastar as lágrimas levantou-se, pôs as batatas na prateleira e deixou de chorar. Acenei aos dois e fui para a caixa a pensar que realmente, às vezes, mais vale chorar por batatas fritas. As crianças é que sabem.)

crying-girl

Deixe uma Resposta

